sábado, 24 de outubro de 2009

Um grupo de dez animais esteve hoje durante meia-hora a menos de 100 metros da praia do Baleal Norte, em Peniche. "É inédito", dizem os pescadores.
Os veraneantes da praia do Baleal Norte, em Peniche , foram esta manhã surpreendidos por um grupo de cerca de dez golfinhos que se aproximaram a menos de cem metros da enseada. Pescadores da zona dizem que tal proximidade da costa é inédita.
Eram 10h00 quando o grupo de golfinhos - todos adultos, com cerca de dois metros de comprimento - se aproximou da costa para fazer cerco a um cardume. Durante mais de meia-hora, os saltos e tropelias dos animais fizeram as delícias de quem estava na praia. Um nadador-salvador ainda se tentou aproximar dos golfinhos em cima de uma prancha de surf, mas os animais acabaram por se afastar.
Um velho pescador local afirma que "é normal ver estes animais a passar ao longe", mas tão próximos da praia, e durante tanto tempo, é totalmente inédito. Apenas nas Berlengas é comum tal aproximação. Por outro lado, todos os anos dão à costa de Peniche golfinhos mortos, que ficam presos nas redes dos pescadores.


A Linguagem dos Golfinhos

Os golfinhos emitem umagrande variedade de sons, desdeassobios a grunhidos, que servempara comunicar entre eles. Comotêm um cérebro que no planoanatómico é comparável ao dohomem, supõe-se quetransmitem mensagenscomplexas através desses sons.Desde 1960 que vários cientistasse esforçam por decifrar alinguagem natural dos golfinhos,até agora sem grande resultado.Porém, pesquisas intensaspermitiram ensinar os golfinhosem cativeiro a reconhecercódigos luminosos, sonoros egestuais para poderem obedecera ordens muito concretas, comopor exemplo " Traz a bola da bóiavermelha ". Os golfinhosdivertem-se imenso nessestreinos.Em Portugal, desde 1987,uma equipa constituída porElementos de Instituto SuperiorDe Psicologia Aplicada e doCentro de Análise eProcessamento de Sinais doInstituto Superior TécnicoTem-se ocupado a estudar osGolfinhos residentes no estuárioDo Rio Sado.







Fonte: Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário